O crime político de Celso Daniel.

A política é um jogo perigoso e as consequências são reais.

Farei uma cobertura sobre o crime político mais bem elaborado, um crime de estado perfeito que nem sherlock Holmes conseguiria solucionar, tão logo repercutiu que hoje ainda assombra os campos políticos e também lembrando que não existe crime perfeito!

O assassinato de Celso Daniel exige um nível a mais de astúcia e interpretação para que seja desvendado, não é o corpo que se tornou famoso, mas sim quem era a figura política dessa pessoa.

Celso Daniel era prefeito de Santo André pelo PT e naquela época se comentava um possível selecionado para ser vice presidente de Lula na campanha de 2002, o PT se estruturou na década de 90 para lançar Lula e desde então desviavam dinheiro para campanha e esse esquema era leal ao propósito e contou com participação ativa da poderosa região do ABC Paulista, base sólida do partido dos trabalhadores.

Todo esse processo corrupto teve uma virada de página quando Celso Daniel abandonou o esquema e baseado nas jogadas de ataque resolveu que faria um dossiê da qual iria abrir a boca e falar detalhes sobre o esquema de desvio na prefeitura de Santo André, explicando melhor ele era conivente com os desvios porém discordou do enriquecimento ilícito entre os aliados e líderes do PT, existia empresários que também estavam na ativa buscando uma forma de ganhar com o esquema corrupto.

Passou-se o tempo e no dia 18 de janeiro numa noite de verão após jantar numa churrascaria no bairro jardins em São Paulo onde costumava se reunir com aliados e empresários, logo após sair da churrascaria foi perseguido por 3 carros ( Santana, Tempra e um Blazer) e sequestrado, juntamente com ele estava seu amigo e braço direito Sérgio sombra que não foi sequestrado, ou seja ficou ileso . Infelizmente no dia 20 o corpo de Celso Daniel foi encontrado em uma área estrada perto da rodovia em juquitiba SP, ele tinha sido torturado antes de ser morto.

Já se passaram quase duas décadas e o assassinato ainda é considerado suspeito e cheio de falhas na investigação, isso porquê manobras jurídicas são feitas e o caso é encoberto com frequência. A primeira vez que Marcos Valério depôs sobre o caso afirmou que Lula e Gilberto Carvalho eram chantageados por empresários de Santo André, dentre eles Ronan Maria pinto que está preso e segundo Valério pediu uma quantia em dinheiro para que ficasse calado ou senão falaria tudo que sabe.

Um outro depoimento mais perturbador de Marcos Valério aponta Lula como um dos mandantes do assassinato do antigo aliado.

Observando o tempo que esse crime aconteceu temos alguns fatos que se encaixam, como por exemplo, em 2002 Lula ganhou a eleição, já que o caso Celso Daniel não foi levado adiante devido à constatação de que os homens que sequestraram o prefeito eram traficantes e confundiram Celso Daniel com uma outra pessoa que seria o alvo, mas essa história não procedeu, para quem era próximo do ex prefeito, seu irmão que se exilou na França, acusa ex aliados do PT de serem os mandantes do crime.

Verdade seja dita quem sequestra por engano não tortura por dois dias alguém suspeito, mas sim mata direto.

Por quê Celso Daniel foi torturado?

O roteiro da tragédia segue sem destinatário já que ainda não foi resolvida a questão de quem é o mandante porém o tempo vai mostrando que temos sim um crime político e ao longe se percebe que a máquina de matar continua ligada a todo vapor, um ano antes no dia 10 de setembro de 2001, outro prefeito do PT foi assassinado, Toninho do PT, era prefeito de Campinas e teve seu carro cercado e foi alvejado numa rua sem saída. Dizem que ele também era próximo de Lula.

Outro fato totalmente assustador quem traiu o PT em algum momento foi eliminado pelo azar de ser confundido conforme mencionam os depoimentos, mas isso é certamente um cenário nada bom para quem ousa falar a verdade, pode custar muito caro.

No caso de Celso Daniel, várias testemunhas foram mortas em diferentes ocasiões, mas todos estavam de algum modo ligados ao eventual dolo político, entre as testemunhas que foram mortas estavam Dionísio, um dos sequestradores e principal testemunha, Sergio”orelha” que abrigou Dionísio em sua casa, o investigador da polícia civil Otávio Mercier, que telefonou para Dionísio na véspera da morte de Celso Daniel, o legista que atestou as marcas de tortura no cadáver de Celso Daniel, um agente funerário e também o garçom que serviu Celso Daniel na noite do sequestro, além de uma testemunha que viu o garçom ser assassinado . Definitivamente a queima de arquivo rolou a solta nesse caso e também a investigação ficou muito tempo parada e só foi levantada novamente com a operação lava jato que retomou a investigar os esquemas de desvios em Santo André na qual prendeu o empresário Ronan Maria pinto.

Lula quer que todos esqueçam desse trágico episódio mas como registrado no início, esse assassinato foi o prelúdio de sua vitória na eleição em 2002, ao que tudo indica imagine se Celso Daniel abrisse a boca para falar o que sabia, imagine os rumos que aquela revelação tomaria, seria uma derrota inevitável para Lula e o PT.

O país parou naquele ano para a conquista do penta do Brasil na copa de 2002 então imagine as páginas de jornais eufóricas dando total atenção ao clima daquela conquista e esquecendo de agilizar as páginas policiais e investigar mais a fundo aquele esquema e também o assassinato de Celso Daniel. Em outubro a vitória foi do PT e o caso foi encoberto para desespero daqueles que queriam justiça.

No dia 18 de janeiro a morte de Celso Daniel completará 18 anos e o tão esperado dia de se fazer justiça ainda é totalmente incerto. Diga-se de passagem que novos episódios seguem sendo criados e formatados por alguns sobreviventes daquela época e novos personagens estão surgindo como esperava-se, um veio de ponta grossa no Paraná, Valter Sâmara, antigo amigo de Lula, um fazendeiro poderoso da regiao que conta os detalhes de uma tentativa de assalto na casa de sua irmã e que ocorreu no ano passado e segundo ele, não foi roubado nenhum pertence de valor, tudo que eles queriam eram um arquivo do PT que poderia estar ali guardados, as vítimas foram amarradas e torturadas, no fim os ladrões mascarados fugiram sem ter sucesso na sua missão. Isso aconteceu antes dele depor para a lava jato sobre o triplex, sítio de Atibaia e o assassinato de Celso Daniel em janeiro de 2002. Com receio ele recuou, porém a matéria já está em circulação e podemos aguardar uma nova reviravolta nesse mistério.

https://www.google.com/amp/s/www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/18051/reportagem-inedita-revela-uma-outra-historia-sobre-o-crime-que-assombra-o-pt-ha-quase-duas-decadas.amp

O medo é compreensivo pois cada vez que surge novos fatos, a estrutura petista se abala e o declinio emocional é visível. Vamos investigar a fundo cada personagem citado e dar uma nova dedução sobre o crime. Os líderes do PT que eram tão ligados à Celso Daniel eram José Dirceu, José genuíno, Gilberto Carvalho além de Lula e uma outra suspeita é Mirian Belchior que foi casada com o ex prefeito.

A pergunta fica parada no tempo, sem respostas para à família que espera por justiça e sem punição para o ou os responsáveis, mas uma coisa é certa, hoje estamos muito próximos de chegarmos a uma conclusão de quem mandou matar Celso Daniel, pois não existe crime perfeito e nada que fique oculto por tanto tempo. No dia 27/09/2016, Sérgio Gomes da Silva, o sombra, morreu de câncer.

Baseados em fatos reais!!!

Referências :

https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/noticias/lula-mandou-matar-celso-daniel-afirma-marcos-valerio,728a3c3846c2be09cc8c3c5b86c7c1b2eclcwkax.html

https://www.google.com/amp/s/www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/18051/reportagem-inedita-revela-uma-outra-historia-sobre-o-crime-que-assombra-o-pt-ha-quase-duas-decadas.amp

http://veja.abril.com.br/brasil/todas-as-mortes-do-caso-celso-daniel/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s